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    Ticket Médio – Estratégia para Aumentar o seu Faturamento

    O ticket médio é um indicador que auxilia muito na construção de estratégias para aumentar o seu faturamento, avaliar a performance dos vendedores, descobrir quanto os clientes estão gastando, identificar novas oportunidades de negócio e ajudar a planejar as vendas.
    Neste post, vamos apresentar como calcular o ticket médio, e qual o ideal para a sua loja.

    O que é Ticket Médio?

    O ticket médio é um indicador, que representa a média de valor gasto nos pedidos. Quanto maior for o valor do ticket médio, melhor, porque significa que o cliente está gastando mais dentro da empresa e que os investimentos estão trazendo o retorno desejado.
    Porém, se o valor do ticket médio for baixo, indica que a loja tem que reavaliar as suas estratégias de vendas e atendimento.

    Como Calcular o Ticket Médio?

    A fórmula matemática é bastante simples. Basta dividir o faturamento total do período pelo número de vendas do período.

    Como exemplo prático, vamos imaginar que uma loja teve um faturamento no período avaliado (digamos mensal) de R$ 400.000,00 e o número de vendas realizadas foi 97.

    R$ 400.000/97 = R$ 4.123,71, ou seja, a cada venda realizada na loja, gerou uma média de R$ 4.123,81.

    Importante lembrar que o ticket médio não é uma métrica fixa, porque ao longo do ano, há períodos sazonais em que a loja pode atrair e vender mais, como por exemplo natal.

    Meta de Faturamento x Ticket Médio

    Para descobrir se o ticket médio está ideal para a loja, é preciso antes de tudo avaliar a meta de faturamento da empresa. Nessa conta, é importante relevar a meta de faturamento e sua capacidade produtiva e de vendas. Com esses dados, é possível chegar no ticket médio mínimo.

    Dicas Para Aumentar o Ticket Médio Da Loja:

    1 – Use da estratégia de desconto progressivo

    Desconto progressivo é um incentivo ao cliente a investir mais, por que ele se sentirá recompensado com o desconto.

    2 – Ofereça Frete grátis ou montagem a preço menor

    Frete grátis ou montagem a um preço menor, tende a ser um argumento decisivo para fechar um negócio.

    3 – Tenha um pós venda diferenciado

    A atenção que se dá ao cliente pós venda, é muito valorizada pelos clientes que se sentem importantes mesmo já tendo efetuado a compra. Essa valorização vai pesar numa próxima compra ou na indicação da sua loja para um amigo ou familiar.

    4 – Crie um programa de recompensa

    Todo mundo gosta de mimos. Ao criar um programa de recompensa, seja através de vendas ou indicação da loja, o cliente que receber um presente da loja, vai sempre priorizar a indicação por mérito.

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