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O ticket médio é um indicador que auxilia muito na construção de estratégias para aumentar o seu faturamento, avaliar a performance dos vendedores, descobrir quanto os clientes estão gastando, identificar novas oportunidades de negócio e ajudar a planejar as vendas.
Neste post, vamos apresentar como calcular o ticket médio, e qual o ideal para a sua loja.
O ticket médio é um indicador, que representa a média de valor gasto nos pedidos. Quanto maior for o valor do ticket médio, melhor, porque significa que o cliente está gastando mais dentro da empresa e que os investimentos estão trazendo o retorno desejado.
Porém, se o valor do ticket médio for baixo, indica que a loja tem que reavaliar as suas estratégias de vendas e atendimento.
A fórmula matemática é bastante simples. Basta dividir o faturamento total do período pelo número de vendas do período.
Como exemplo prático, vamos imaginar que uma loja teve um faturamento no período avaliado (digamos mensal) de R$ 400.000,00 e o número de vendas realizadas foi 97.
R$ 400.000/97 = R$ 4.123,71, ou seja, a cada venda realizada na loja, gerou uma média de R$ 4.123,81.
Importante lembrar que o ticket médio não é uma métrica fixa, porque ao longo do ano, há períodos sazonais em que a loja pode atrair e vender mais, como por exemplo natal.
Para descobrir se o ticket médio está ideal para a loja, é preciso antes de tudo avaliar a meta de faturamento da empresa. Nessa conta, é importante relevar a meta de faturamento e sua capacidade produtiva e de vendas. Com esses dados, é possível chegar no ticket médio mínimo.
Desconto progressivo é um incentivo ao cliente a investir mais, por que ele se sentirá recompensado com o desconto.
Frete grátis ou montagem a um preço menor, tende a ser um argumento decisivo para fechar um negócio.
A atenção que se dá ao cliente pós venda, é muito valorizada pelos clientes que se sentem importantes mesmo já tendo efetuado a compra. Essa valorização vai pesar numa próxima compra ou na indicação da sua loja para um amigo ou familiar.
Todo mundo gosta de mimos. Ao criar um programa de recompensa, seja através de vendas ou indicação da loja, o cliente que receber um presente da loja, vai sempre priorizar a indicação por mérito.
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