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Cliente indeciso aparece em todos os lugares. Seja para uma venda de um bem de consumo pouco durável, como por exemplo, uma roupa, ou para um bem de consumo durável como um móvel.
Os motivos para insegurança são diversos, como falta de conhecimento, falta de segurança na efetivação da compra, sentimento de perda financeira, divergência de opinião, etc.
Para você ganhar um cliente indeciso, é fundamental entender que há maneiras de contornar as objeções sem pressionar o cliente. Listamos aqui 5 delas que vão te ajudar a ganhar o cliente indeciso e ainda deixá-lo satisfeito ao sair da sua loja.
1 – Escute o cliente
Se o cliente entrou na sua loja, é porque ele tem um desejo ou uma necessidade. Às vezes, ele não sabe decifrar ou mesmo comunicar com clareza o que ele busca, e escutá-lo faz todo o sentido para que você ou seus vendedores consigam interpretar o que ele busca.
2 – Faça perguntas pertinentes
Se você escutou seu cliente, com certeza terá as perguntas certas para fazer. Por exemplo, se for um casal que acabou de se mudar para uma nova casa e pretendem ter um filho ou já estão esperando um, fará muito sentido perguntar sobre o quarto da criança, se o quarto do casal vai ter um berço, e assim por diante. O cliente vai se sentir importante, valorizado pelo vendedor que realmente está interessado em ajudar a realizar seus desejos.
3 – Crie laços de confiança
O Cliente indeciso está buscando uma solução ou mesmo realizar um sonho. Dentre tantas opções, ele buscará a que mais se aproxima de suas expectativas. Você e sua equipe de vendas, devem contornar as objeções, mas sempre deixando claro para o cliente que ele é quem deve tomar suas decisões. Para isso acontecer, é importante se valer sempre da verdade. Fale dos benefícios do seu produto de maneira clara e mostre que sua intenção é ajudá-lo a escolher o melhor produto.
4 – Storytelling
As pessoas se identificam quando uma história é contada, porque o cliente indeciso se identifica com o problema e ouve uma solução, que pode ajudá-lo a fechar o negócio.
Então, é fundamental entender o cliente para poder dialogar informalmente, mostrar que o que ele está passando no momento, outras pessoas já viveram e se beneficiaram com a solução.
Para que o storytelling seja bem sucedido, é importante que os argumentos sejam bem fundamentados, sem nenhuma informação inventada ou distorcida. Comece pelo problema, evolua a história e conclua com a resolução.
5 – Nunca discuta com um cliente indeciso
Cliente indeciso, pode ser cansativo, ainda mais quando todos os argumentos não o convence. Porém, discutir ou mesmo se irritar com ele, nunca deverá ser uma opção. Nesse momento, é preciso se mostrar compreensivo, ouvir o cliente e trazer as soluções que melhor se encaixem em sua busca. Pode ser que ele vá embora sem concretizar a venda, mas com certeza sairá da sua loja com uma avaliação positiva, e provavelmente voltará por se lembrar do atendimento atencioso que foi desprendido a ele.
Usando essas 5 ações, a sua loja aumentará a chance de concretizar vendas, além de fidelizar o cliente e virar uma referência de indicação.
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