Saiba como evitar 4 erros na decoração de apartamentos

Todos nós queremos que nosso lar seja uma extensão da nossa personalidade — um espaço que, por meio do nosso estilo e preferências, torne-se aconchegante, confortável, seguro e bonito. Entretanto, é muito comum não sabermos como alcançar isso por meio da decoração. E quando o assunto é apartamento, é preciso levar em conta, também, o tamanho do espaço e as possibilidades oferecidas pelo ambiente.

Já deu para perceber que a decoração de apartamentos não é algo a ser feito sem planejamento e cuidado, não é mesmo? Mas não há motivos para desespero! No post de hoje, apresentamos os 4 erros mais comuns na decoração de apartamentos para que você saiba como mantê-los longe do seu lar. Vamos lá?

Saiba_como_evitar_4_erros_na_decoração_de_apartamentos.jpg.jpeg

1. Não planejar de acordo com as suas necessidades

Além de retratar sua personalidade e gostos pessoais, é essencial que seu apartamento esteja também de acordo com seu estilo de vida e necessidades. Você precisa mesmo de uma mesa de jantar enorme? Adora ver filmes na sala e comprou uma televisão ótima para isso, mas, na hora de escolher o sofá, priorizou a beleza acima do conforto e jamais conseguiria ficar sentado nele por duas horas?

Esses e outros problemas são típicos de quando compramos algo por impulso ou movidos por uma ideia que está distante da nossa realidade. Tudo bem você ser fascinado por salas de jantar elegantes, porém, se você não for utilizar os móveis escolhidos, a decoração será um desperdício de dinheiro e, pior ainda, de espaço!

2. Prejudicar a circulação

Se seu quarto é pequeno, colocar uma cama enorme ali dentro pode te impedir de abrir as portas do seu guarda-roupa confortavelmente. Da mesma forma, decorações nos corredores podem servir apenas para atrapalhar a passagem — e as peças ainda correm o risco de serem derrubadas e quebradas.

Portanto, na hora de pensar em quais móveis e objetos você quer no seu apartamento, considere a importância de manter uma circulação confortável em todo o imóvel. Assim, você não corre o risco de, por exemplo, comprar uma mesa de centro que irá acabar com todo o espaço de circulação da sua sala de estar.

3. Esquecer da organização

Quem não adora aquela sensação gostosa de quando a casa toda está bem-arrumada? O lar ganha outra cara quando cada coisa está em seu devido lugar, não é mesmo? E em apartamentos, isso é ainda mais forte. Além de trazer uma sensação de desconforto e descaso ao lar, a bagunça e a desorganização também deixam o ambiente “entulhado” e, portanto, com pouco espaço.

Mas é claro que, em meio ao seu dia a dia agitado, você não quer passar todo o seu tempo livre arrumando a casa e fazendo faxina — e nem precisa! A dica é procurar guardar cada objeto em seu lugar logo após o uso, assim como lavar cada coisa depois de usá-la. Dessa forma, a bagunça não se espalha pelo apartamento, a louça não se acumula na pia e o resultado é um lar arrumado e de fácil manutenção.

4. Exagerar na decoração

Graças às nossas personalidades complexas, é muito comum nos interessamos por diferentes estilos e tipos de decoração e querer refletir isso em nosso apartamento. Entretanto, é importante que você não saia enfiando quadros e objetos decorativos por todo o ambiente!

Além de tornar o apartamento uma bagunça tanto literal quanto esteticamente, esse excesso ainda tira o “brilho” da decoração, pois nada irá se destacar e causar uma impressão forte em você ou em quem visitar seu apartamento. Outro problema é que isso irá ocupar um precioso espaço que poderia ser usado para algo que você realmente precisa, como prateleiras, livros e estantes.

E então, identificou algum desses erros na decoração de apartamentos em seu próprio lar? Agora você já sabe como corrigir e evitar deslizes comuns e, assim, transformar seu apartamento em um ambiente aconchegante e que seja a sua cara.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Possui outras ideias para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

4 Comments. Leave new

[…] criar uma infinidade de visuais diferentes. Contudo, é bom planejar os detalhes para evitar erros clássicos da […]

Responder

[…] O mais importante aqui é pensar no que vai te fazer sentir mais confortável: um ambiente mais sóbrio ou um ambiente mais descontraído? Um lugar aconchegante para repousar ou um ambiente em que se possa trabalhar e realizar alguma outra atividade de concentração? Esse tipo de questionamento evita que você cometa erros clássicos de decoração. […]

Responder

[…] a uma, de acordo com a determinação do projeto. Entretanto, é importante prestar atenção às boas práticas de planejamento para que a circulação do ambiente não seja comprometida e que cada parte do móvel funcione com […]

Responder

[…] Faça um estudo de cores, texturas e materiais que podem ser utilizados para construção e acabamentos dos móveis. Leve sempre em conta o estilo e as preferências dos moradores, sugerindo opções que se encaixem no orçamento e que sejam harmônicas com o restante da decoração da casa. […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.