Quais as vantagens dos programas 3D para desenhar móveis?

Um dos maiores desafios para os profissionais criativos, sejam arquitetos, designers de produto ou marceneiros, é encontrar a melhor maneira de fazer uma demonstração cativante e de qualidade para o cliente.

Se, no passado, a maquete e os desenhos em papel eram o padrão, o avanço tecnológico nos trouxe softwares de uso fácil e relativamente acessíveis. Confira as vantagens de um programa para desenhar móveis e tenha motivos para abandonar de vez os desenhos em papel!

Depositphotos_42920069_m-2015.jpg.jpeg

Mais praticidade na hora de planejar

Esqueça toda a preparação necessária para desenhos manuais, como o uso de esquadros e réguas para composição de grids, uma lista infinita de materiais para desenhar e colorir, problemas com o local de trabalho e demais aborrecimentos. Um software 3D oferece todas as ferramentas necessárias para o início do desenho, como grids de alinhamento, opções de cor, textura e iluminação, além da facilidade em desfazer erros de desenho e gerenciar os inúmeros projetos.

Somado a isso, os arquivos gerados podem ser carregados de um lugar a outro ou enviados on-line para o cliente, economizando folhas de papel e espaço nas gavetas. Embora o seu uso possa parecer desafiador no começo, não se intimide! A maioria dos softwares conta com interfaces simples e objetivas, rápidas de dominar.

Projetos mais profissionais e realistas

Há toda uma gama de programas de editoração 3D, dos mais simples aos mais complexos. No entanto, a maioria deles oferece opções de desenho avançado e até mesmo renderização, criando imagens realistas da decoração de ambiente para a apresentação ao cliente.

Os softwares mais completos, como o Sketchup e o Blender, oferecem bibliotecas completas de texturas dos mais diversos materiais, além de modos de iluminação praticamente infinitos, mas mesmo os editores 3D mais simples conseguem criar um modelo básico e apresentável de forma rápida, agilizando o processo de entrega ao cliente.

Programa para desenhar móveis indicado

Vários fatores entram em consideração, mas destacamos três: facilidade de uso, recursos disponíveis e preço do software . Para os bolsos mais cheios, o Sketchup e o AutoCAD podem ser uma boa pedida, pois vêm com riqueza de recursos e facilidades de uso, embora sejam caros (R$2.300 para o Sketchup e mais de R$3.000 para o AutoCAD).

Caso o orçamento seja menor, a opção gratuita de destaque é o Blender¸ que conta com excelentes recursos, mas a usabilidade é um pouco complicada.

Se você precisa de um editor 3D completo a preço acessível, considere o 2020 Design. Criado com foco para profissionais de cozinha e banheiro, ele vem com todos os padrões de projeto exigidos pela indústria, tem acesso a catálogos de móveis dos maiores fabricantes, e destaca-se por sua renderização extremamente realística, com visualização em 360 graus e criação de plantas baixas a partir de uma câmera de smartphone.

Neste artigo, vimos as vantagens de utilizar um programa para desenhar móveis, destacando a praticidade e a capacidade de personalização obtidas nesses softwares em relação ao projeto tradicional no papel. Embora o investimento inicial pareça alto, o retorno obtido com as apresentações profissionais e a satisfação do cliente certamente vão compensar o esforço. Invista nos desenhos 3D e veja seu negócio disparar!

Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

6 Comments. Leave new

[…] agora que você já sabe como garantir o sucesso do gerente de projetos, que tal conferir também as vantagens dos programas 3D para desenhar móveis e manter-se atualizado sobre as novidades da […]

Responder

[…] se diferenciar passa por móveis com um design interessante e de qualidade. Veja, neste post, como desenhar móveis ainda melhores e conquistar seus […]

Responder

[…] da área a ser mobiliada e das necessidades do cliente que utilizará o espaço. O uso de um software 3D é essencial para o bom resultado dessa etapa, já que as características dessas duas modalidades […]

Responder

[…] programas para desenho 3D de móveis, como o 2020 Design, pode facilitar bastante o seu trabalho. Com os recursos disponíveis no software é possível visualizar o projeto de maneira mais […]

Responder
WILSON CALADO VILHENA
19/07/2016 10:51

Ainda vou ter esse programa, no momento não disponho de recursos; mas me aguardem!

Responder

[…] tenha medo de usar recursos tecnológicos como projetores e apresentações virtuais: eles permitem uma apresentação de aspecto […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.