Móveis planejados vs móveis sob medida: qual a diferença?

moveis-planejados-vs-moveis-sob-medida-qual-a-diferenca.jpeg

Apesar de similares em muitos aspectos, os móveis planejados e os móveis sob medida têm diferenças fundamentais que influenciarão na maneira como seu projeto é desenvolvido, no custo de produção e no prazo de entrega.

Para ajudá-lo a entender melhor como essas duas modalidades funcionam, separamos as principais diferenças, vantagens de desvantagens de cada opção.

O que eles têm em comum?

Tantos os móveis planejados quanto os móveis sob medida são normalmente feitos de MDF ou MDP. A qualidade e espessura dos materiais variarão de acordo com o fornecedor e, por isso, é importante ficar atento às especificações na hora de fazer um orçamento.

Nos dois casos, é necessário fazer um planejamento da área a ser mobiliada e das necessidades do cliente que utilizará o espaço. O uso de um software 3D é essencial para o bom resultado dessa etapa, já que as características dessas duas modalidades permitem personalização, ainda que em níveis diferentes.

Como funcionam os móveis planejados?

Normalmente, esse tipo de móvel é oferecido por médias e grandes empresas que fabricam módulos com medidas padrão e preestabelecidas. O projeto é feito a partir das características do ambiente, encaixando cada parte dos móveis, de acordo com a necessidade e gosto do cliente. Peças de acabamento são disponibilizadas para finalizar o encaixe dos módulos e garantir um aspecto uniforme.

As opções de personalização são limitadas, já que as empresas costumam oferecer uma cartela de cores e acabamentos predefinidos, assim como o tipo material a ser usado, as ferragens e acessórios.

Em contrapartida, esse tipo de móvel costuma ter um prazo de entrega menor, já que os módulos que formam o projeto são fabricados em grande escala. O valor também costuma ser mais baixo, respeitando a qualidade dos materiais escolhidos. A negociação do pagamento pode ser facilitada com mais opções de parcelamento e até financiamentos.

E os móveis sob medida?

Essa modalidade é executada por marcenarias, quase sempre de médio a pequeno porte, que fazem um trabalho manual e exclusivo, permitindo praticamente todo tipo de personalização.

Os móveis sob medida proporcionam mais liberdade na hora de escolher as cores, acabamentos e materiais que serão usados na construção dos itens. Aqui, também é possível aproveitar cada centímetro do ambiente, garantindo o melhor aproveitamento do espaço, de acordo com as necessidades do cliente.

Não é necessário se prender às medidas padrão de móveis, já que as peças são feitas uma a uma, de acordo com a determinação do projeto. Entretanto, é importante prestar atenção às boas práticas de planejamento para que a circulação do ambiente não seja comprometida e que cada parte do móvel funcione com perfeição.

O prazo para entrega costuma ser maior e a qualidade do acabamento precisa ser monitorada de perto, já que o trabalho é praticamente artesanal e varia muito de acordo com a marcenaria responsável pela execução.

A escolha entre móveis planejados e móveis sob medida dependerá das características do seu projeto e das necessidades do seu cliente. Gostou do nosso artigo? Sigas nossas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube) e fique por dentro de todas as novidades!

2 Comments. Leave new

Francimar Felix Pereira
19/09/2016 17:48

otimo texto pois muitos nao tem esses conceitos definidos.
abraços

Responder

[…] móveis planejados são muito caros, mas o fato é que isso não é uma verdade absoluta. Fazer a mobília sob medida pode ser até mais econômico, especialmente se o projeto contemplar vários cômodos, pois isso […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.