Como planejar um armário de cozinha?

A cozinha é aquele canto da casa que reúne toda a família e, mesmo para quem mora sozinho, costuma ser um lugar de confraternização com convidados. Apesar do aspecto festivo, esse é também um lugar de muito trabalho, e ter o armário de cozinha ideal para o perfil do morador é essencial.

Para te ajudar a montar o projeto perfeito, separamos algumas dicas. Confira!

como-planejar-um-armario-de-cozinha.jpeg

Analise o espaço disponível

Tanto os ambientes grandes quanto os pequenos precisam de planejamento para a produção do móvel ideal. A diferença é que qualquer erro pode ser muito prejudicial nos ambientes com espaço reduzido.

Antes de começar o projeto dos armários, pegue a medida das paredes, portas e janelas e tenha também as informações de todos dos eletrodomésticos que serão usados na cozinha, pois assim é possível fazer o projeto desde o início com as reais dimensões disponíveis.

Conheça os usuários da cozinha

Algumas famílias gostam mais de preparar os próprios alimentos, outras usam a cozinha apenas para refeições rápidas. Conhecer o perfil de quem vai usar o espaço é essencial para definir que áreas devem ser priorizadas.

Se você está planejando um armário de cozinha para um aspirante a chef, por exemplo, é importante que se tenha fácil acesso aos utensílios e uma bancada generosa para o preparo de alimentos. Por outro lado, se os moradores são adeptos de refeições práticas, investir em um espaço de despensa para produtos de rápido consumo pode ser muito mais interessante.

Conheça as regras sobre armários de cozinha e escolha quais quebrar

Existem vários padrões para determinar as medidas dos armários. A altura da pia costuma ser de 90 cm, os armários inferiores têm profundidade entre 60 cm e 65 cm, os armários aéreos são normalmente um pouco mais estreitos para evitar choques.

Tenha em mente que esses padrões podem ajudar muito no seu planejamento, mas não devem ser determinantes. Analisar as características físicas dos usuários da cozinha e suas principais necessidades pode levar a um armário de cozinha fora do padrão, mas extremamente eficiente e confortável para o seu dono.

Pesquise os acabamentos disponíveis

Faça um estudo de cores, texturas e materiais que podem ser utilizados para construção e acabamentos dos móveis. Leve sempre em conta o estilo e as preferências dos moradores, sugerindo opções que se encaixem no orçamento e que sejam harmônicas com o restante da decoração da casa.

Busque a ajuda da tecnologia 3D

Usar programas para desenho 3D de móveis, como o 2020 Design, pode facilitar bastante o seu trabalho. Com os recursos disponíveis no software é possível visualizar o projeto de maneira mais realista, simular detalhes da decoração e ter noções mais precisas quanto às proporções do móvel.

Aproveite também os recursos do software para definir detalhes da iluminação, que é de extrema importância para o sucesso do projeto. Assim, fica mais fácil decidir se os armários receberão lâmpadas, de que tipo elas serão e qual o efeito que irão causar, ajudando no encantamento do cliente.

Com criatividade e um pouco de pesquisa é possível projetar o armário de cozinha perfeito para cada usuário. Fique por dentro das tendências de decoração, acabamentos disponíveis e inovações tecnológicas para ter sempre novas ideias a oferecer.

Quer receber mais dicas e inspirações para seus projetos? Assine a nossa newsletter e fique bem informado!

2 Comments. Leave new

[…] é possível dinamizar cômodos menores, com projetos de armários perfeitos para a cozinha, bancadas ideais para banheiros, racks otimizados para a sala, guarda-roupas especiais para o […]

Responder

Parabéns Belas Dicas para a montagem de um projeto, que agrade aos olhos de quem vai comprar e se torne funcional.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.