Como atrair clientes com a apresentação do seu produto?

Ter um produto de qualidade é essencial para o sucesso do seu negócio, mas em um mercado cada vez mais competitivo disputando clientes extremamente exigentes, torna-se necessário investir em um diferencial, algo que faça sua empresa e seu produto destacarem-se em relação aos demais: a apresentação do produto.

Confira, neste artigo, dicas práticas de como atrair clientes com uma apresentação irrepreensível!

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Saiba tudo sobre seu cliente

Reserve um tempo na sua rotina para pesquisar sobre o cliente. Levante dados sobre tudo: desde área de atuação e experiência no ramo até as políticas internas, ideais e missões da empresa que vai apresentar o seu produto. Com essas informações em mãos, será consideravelmente mais fácil adaptar detalhes da exposição aos gostos e interesses do comprador.

Garanta uma boa primeira impressão

Para apresentar-se bem ao potencial cliente na reunião inicial, cuide para que seu vestuário e sua aparência estejam discretos, profissionais e transmitam confiança. Como regra geral, considere utilizar peças de roupa de cores neutras, sem acessórios extravagantes, perfumes muito fortes ou cabelos desarrumados: o foco tem que estar no produto!

Use a tecnologia a seu favor

Não tenha medo de usar recursos tecnológicos como projetores e apresentações virtuais: eles permitem uma apresentação de aspecto profissional e são consideravelmente mais rápidos e confiáveis. Há toda uma gama de softwares disponíveis, desde o PowerPoint até editores de imagem profissionais — escolha o que melhor se encaixa na sua empresa!

Saiba como atrair clientes usando o elevator pitch

O elevator pitch é uma técnica de apresentação extremamente dinâmica, com cerca de 3 minutos de duração, focada em descrever seu produto de forma rápida e concisa para atrair a atenção do comprador, apresentando os pontos fortes e as vantagens que o seu produto pode trazer.

Avalie logo no início do seu pitch o conhecimento do ouvinte sobre o assunto abordado, fazendo perguntas como “já ouviu falar sobre o produto X?”. Use as respostas para moldar o foco do restante da apresentação. Fale bastante sobre como e porquê seu produto pode solucionar o problema do cliente, e evite falar sobre tudo que sua empresa faz — é importante manter o foco!

Outra técnica do elevator pitch é a adaptação da linguagem ao público. Use os dados da pesquisa recomendada no primeiro parágrafo para adaptar o modo como fala de acordo com as expressões e os jargões específicos de cada área de atuação.

Deixe o cliente falar

Ao longo da apresentação, um cliente com perguntas, comentários e algo a dizer é um bom sinal. Não o impeça de dialogar: estimule a discussão sobre pontos específicos da apresentação, responda aos questionamentos de forma educada e objetiva e demonstre interesse genuíno no que o seu comprador tem a dizer. Um bom networking conta muito na decisão final de compra!

Neste post, vimos algumas dicas de como atrair clientes com uma apresentação bem preparada e executada, aliada a uma boa impressão pessoal. Com essas ideias iniciais, você conseguirá desenvolver uma exposição impecável do seu produto, garantindo mais uma venda — e um cliente satisfeito.

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